Período de projeto: Julho a Dezembro de 2017
A aposta na procura de tecnologias limpas, ou com um menor impacto ambiental é, desde à muito, um dos desígnios fundamentais da Celtejo.
Tendo em conta a incerteza existente no preço e disponibilidade futura de petróleo, torna-se cada vez mais relevante a necessidade de substituir produtos de origem petroquímica por produtos de origem “verde”.
É neste contexto que surge o projeto ID em parceria com a Menisco Solutions, tendo como objetivo a produção de resinas de Fenol-Formaldeído de licor negro, para aplicação em painéis de base madeira.
O licor negro é um subproduto originado no processo de cozimento kraft, empregue na Celtejo para a produção de pasta para papel. Atualmente, o licor negro é valorizado energeticamente numa caldeira de recuperação. O desenvolvimento deste projeto permitirá, para além da solução convencional aplicada a estes licores em fábrica, encontrar outras soluções inovadoras com um maior valor acrescentado.
Os resultados obtidos, até ao momento, indicam que a aplicação destas novas resinas na produção de painéis de compósitos de madeira pode ser uma solução de futuro, uma vez que as características são semelhantes às dos produtos disponíveis no mercado.