Negócio

Pasta de papel

A Biotek é uma empresa de referência no mercado de pastas branqueadas de eucalipto, com grande realce no mercado de pasta TCF (Totally Chlorine Free).

Em 2008 a Biotek concluiu a alteração do seu processo produtivo, passando a produzir pasta branqueada de fibra curta de eucalipto. 

As propriedades da madeira utilizada e a própria conceção do processo produtivo com tecnologias “amigas” do ambiente permitem à Biotek produzir pasta TCF e conferem à pasta da Biotek qualidades específicas para o seu mercado.


 

A capacidade de produção da Biotek atual ascende a 200 mil toneladas/ano de BEKP, pasta essa proveniente de madeira certificada de acordo com o FSC e PEFC.

O processo produtivo da pasta

 

1. Madeira
A Biotek produz pasta de papel utilizando madeira de eucalipto.
A Madeira chega à fábrica por camião ou comboio. 

 

Aplicações e mercado

A pasta da Biotek é predominantemente indicada para os mercados de papel tissue, sendo que praticamente a sua totalidade é destinada aos mercados da União Europeia. Nestes mercados, aproximadamente 10% da pasta é transacionada por pipeline com as fábricas de papel situadas em Vila Velha de Ródão e o restante é para os principais países europeus, nomeadamente países da Europa do Norte.